Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bibliografia > Reformas urbanas no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

Reformas urbanas no Rio de Janeiro

Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 16h11 | Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 16h11 | Acessos: 264

ALBERT, Pierre e TERROU, Fernand. História da Imprensa. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

AZEVEDO, André Nunes.  A capitalidade do Rio de Janeiro. Um exercício de reflexão histórica. In: AZEVEDO, André Nunes. Rio de Janeiro: capital e capitalidade. Rio de Janeiro: UERJ/SR-3/Depext, 2002

AZEVEDO, André Nunes de. A Grande Reforma Urbana do Rio de Janeiro: Pereira Passos, Rodrigues Alves e as ideias de civilização e progresso. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/ Mauad X, 2016.

BARBOSA, Marialva Carlos. História Cultural da Imprensa (1800-1900). Rio de Janeiro:  Mauad X, 2010.

BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: Um Haussmann tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro. Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural; Biblioteca Carioca, 1990.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.

BRIGGS Asa e BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia. De Gutenberg à internet. Tradução Maria Carmelita Pádua Dias; revisão técnica Paula Vaz. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução de Mary del Priore, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.

ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Imprensa a serviço do progresso. In: MARTINS, Ana Luiza e LUCA, Tania Regina (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2011.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

KNAUSS, Paulo (Coord.). Cidade Vaidosa. Imagens urbanas do Rio de Janeiro, 1999.

LESSA, Carlos. O Rio de todos os Brasis. Uma reflexão em busca de autoestima. Rio de Janeiro: Record, 2001.

NEEDEL, Jeffrey. Belle Époque tropical. Sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 1993.

NEVES, Margarida de Souza. Brasil! Acertai vossos ponteiros! Museu de Astronomia e Ciências Afins (Org). MAST/CNPq. Rio de Janeiro,1992.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In Revista Projeto História. Nº 10 História & Cultura. São Paulo: PUC-SP – Programa de Pós-Graduação em História, dezembro de 1993.

OLIVEIRA, Cláudia de. A iconografia do moderno: a representação da vida urbana. In OLIVEIRA, Cláudia (org.). O moderno em revistas: representações do Rio de Janeiro de 1890 a 1930. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

PAOLI, Paula de. Entre relíquias e casas velhas. A arquitetura das reformas urbanas de Pereira Passos no Centro do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013.

RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. MELLO, Juliana Oakim Bandeira de. As reformas urbanas na cidade do Rio de Janeiro. Uma história de contrastes. Revista Acervo. Arquivo Nacional. V.28.n.1. janeiro/jun.2015. Rio de Janeiro

THOMPSON, E. P. Costumes em Comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. Uma teoria social da mídia, 2012.

VELLOSO, Mônica Pimenta. Percepções do moderno: as revistas do Rio de Janeiro.In: FERREIRA, Tania Maria, MOREL, Marco, NEVES, Lúcia Maria Bastos P. História e imprensa. Representações culturais e práticas de poder. .Rio de Janeiro: DP&A/ FAPERJ, 2006

Comments powered by CComment

registrado em:
Fim do conteúdo da página