Música e informação 64: os fatos que se transformaram nos grandes acontecimentos do ano
[CLIQUE NA IMAGEM PARA OUVIR O PROGRAMA]
A extinta rádio Jornal do Brasil realizava, nas décadas de 1960 e 1970, uma retrospectiva do ano que trazia os eventos marcantes, muitas vezes a reprodução das notícias dadas ao longo do ano, além de músicas, discursos e outras gravações. Patrocinado pela Panair – companhia aérea fundada em 1928 e tornada brasileira após 1948 – o programa Música e informação 1964 traz o registro radiofônico da escalada de eventos que levou à deposição do presidente João Goulart em março, e o desenrolar dos acontecimentos até dezembro.
Além do contexto político nacional, o programa de uma hora de duração também traz acontecimentos culturais e sociais, como o Carnaval, a morte de Ary Barroso, a visita de Brigite Bardot ao Brasil, o sucesso dos “exóticos” Beatles, a greve da Light, o sucesso de Garota de Ipanema nos Estados Unidos...
Uma boa parte da grande imprensa posicionava-se contra o governo de Jango, em coerência com o empresariado brasileiro de uma forma geral. Após o golpe, a emissora sentiu-se confortável para chamar o governo derrubado de “subversivo” e “ameaça comunista,” de forma aberta, saudando com alívio o seu fim.
A PRF4 Radio Jornal do Brasil [AM] foi inaugurada em agosto de 1935 por Ernesto Pereira Carneiro, que também era dono do Jornal do Brasil desde 1919. A emissora se dedicava primordialmente ao jornalismo, mas também abria espaço para uma programação musical criteriosa e elitista. A despeito do seu apoio inicial ao golpe e à deposição de Jango, logo percebeu que o país se encaminhava para uma ditadura sem limites, e passou a se opor, na medida do possível, às arbitrariedades do regime e às imposições da censura – o que aliás, também marcou a história de outros veículos de imprensa da época.
A partir dos anos 1980 o grupo empresarial começou a se desfazer, e na década seguinte a rádio foi vendida e mudou seu nome – a atual JB FM não tem relação com a antiga emissora.
Foto: BR RJANRIO PH.0.FOT.5609/ 41 _ Deposição do Governo João Goulart - deslocamentos militares. Brasília, 1964. Correio da Manhã.
Sonora: BR RJANRIO AA8.0.DSO.1. Rádio Jornal do Brasil.