Educação rural
Nos anos 1980, a FUNABEM (Fundação Nacional do Bem Estar do Menor) desenvolveu um projeto de educação ligado aos Centros de Apoio e Desenvolvimento Comunitário Rural, buscando alcançar certo nível de qualificação profissional entre jovens de área rural cujo acesso ao sistema escolar formal e tradicional mostrava-se bastante difícil. O objetivo do projeto não era substituir a escola, mas complementá-la de forma que o jovem pudesse aprofundar conhecimentos acerca de um trabalho que de todo modo já integrava seu dia a dia, independente de concluir os estudos formais. Esta “capacitação profissional desvinculada,” cujo alvo era o aluno já marginalizado do sistema formal, funcionava paralelamente ao programa vinculado à seriação escolar, que se propunha a antecipar a profissionalização do aluno no nível de primeiro grau.
A FUNABEM foi criada em 1964, incorporando as funções do antigo SAM: Serviço de Assistência ao Menor. Vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social a partir de 1974. Em foi extinto o Ministério do Interior (ao qual a FUNABEM era então vinculada) e criado o Ministério da Ação Social, ao qual a FUNABEM ficou vinculada, passando a denominar-se Fundação Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência (FCBIA), que por sua vez foi extinta em 1995. Seu acervo encontra-se hoje no Arquivo Nacional, e abrange todo o período do século XX, já que recebeu documentação das instituições que lhe antecederam. São filmes, fotografias, mapas, documentos, cartas que revelam como o Estado Brasileiro enfrentou, ao longo das décadas, as questões ligadas ao menor em situação vulnerável.
O filme acima é um trecho de filme produzido em 1989 intitulado Projeto Rural, do fundo FCBIA. A documentação do Arquivo Nacional pode ser pesquisada em http://an/sian/Seguranca/Principal.asp.
BR RJANRIO 0N.0.FIL, PNS.2
{jcomments on}