o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher foi criado em 1985, vinculado ao Ministério da Justiça, para promover políticas de combate à discriminação contra a mulher, incluindo no mercado de trabalho, organizações em geral, participação política, acesso a estudos, e combate á violência contra a mulher.
Atualmente é um órgão colegiado, integrante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Ministério dos Direitos Humanos). Tem por finalidade formular e propor diretrizes para a ação governamental voltada à promoção dos direitos das mulheres; e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero.
O fundo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher foi recolhido ao Arquivo Nacional em 2009. A documentação está dividida na sede (Rio de Janeiro) e na Coordenação Regional de Brasília. Na sede, encontram-se fitas de áudio e filmes, sendo que estes estão organizados e descritos na base de dados do Arquivo Nacional (http://an/sian/Seguranca/Principal.asp) com datas entre 1983 e 2005. Em Brasília, material textual e iconográfico, ainda não organizado.
A vinheta aqui exibida integra uma campanha de conscientização acerca da violência doméstica em 2004.
BR_RJANRIO_EZ_0_FIL_10