.

A expedição Xavantina-Cachimbo, planejada para durar 3 anos, teve início em junho de 1965,  e integrava a estratégia ampla elaborada no âmbito da Fundação Brasil Central desde o primeiro governo de Getúlio Vargas: “integrar” a região Amazônica (chamada de “grande vazio” por muitos) ao restante do país. Para isso, o estabelecimento de uma ligação terrestre com a região mostrava-se fundamental, posto que sem a mesma não haveria como realizar a integração no nível econômico, objetivo concreto mais urgente para onde todas as outras ações convergiam. O alvo desta expedição em especial era a região de transição entre o Cerrado e a Amazônia brasileira, na época pouquíssimo conhecida, mesmo por cientistas, brasileiros ou não. Nesse sentido, aliás, o projeto atraiu o interesse ativo de diversos governos e seus centros de pesquisa.

Durante 3 anos a região foi estudada, em um movimento de “desbravamento” que permitiu não apenas a abertura de vias de escoamento para a produção agrícola da região de Mato Grosso e Pará mas também a ampliação de estudos nas áreas de antropologia, arqueologia, geologia, botânica, recursos minerais e outras áreas de interesse econômico. O cuidado com o acesso e a exploração destes recursos, permitindo de forma quase indiscriminada que governos e empresas estrangeiras se envolvessem na expedição como bem entendessem custaria caro ao país, que acabou por não acessar os benefícios advindos destas pesquisas.

A expedição Roncador Xingu, da Fundação Brasil Central iniciada em 1943, foi uma das expedições mais emblemáticas do marco inicial da Marcha para Oeste. Contando com a liderança dos irmãos Vilas Boas, abriu caminhos e estabeleceu contatos (muitas vezes de consequências nefastas) com diversas comunidades autóctones ao longo dos anos em que esteve ativa.

Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste ou Sudeco é uma autarquia federal brasileira criada por meio da lei nº 5.365, de 1º de dezembro de 1967, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste. A autarquia tem jurisdição sobre os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A Sudeco substituiu a extinta Fundação Brasil Central. Foi extinta em 1990, durante o governo Collor. Em dezembro de 2008, no governo do Presidente Lula, foi proposta a recriação da autarquia através de projeto de lei complementar 184/04, apresentado em 2004 pelo Poder Executivo à Câmara.

O Vídeo exibe realizações da Expedição Xavantina-Cachimbo no âmbito das ações da Fundação Brasil Central. Arquivo Nacional. Fundo Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste. BR_RJANRIO_TS_0_FIL_0011_0001

 Leitura recomendada

MACIEL, Dulce Portilho. Estado e território no Centro-Oeste brasileiro (1943-1967). Fundação Brasil Central (FBC): a instituição e inserção regional no contexto sóciocultural e econômico nacional. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA–ANPUH, v. 26, 2011.

SANTOS, Gilberto Brizolla. Bandeirantes do século XX: trabalhadores da Expedição Roncador-Xingu e Fundação Brasil Central em Nova Xavantina. 2011. 298 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2011.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença  Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.