“Em janeiro de 1951, nascia a TV Tupi do Rio de Janeiro. Fundada em São Paulo meses antes, a TV Tupi, foi a primeira emissora de televisão do Brasil, e funcionou até 1980. Ao longo dos anos, programas e telejornais passaram a fazer parte do dia a dia das casas dos brasileiros, influenciando o comportamento e visões de mundo.
Na década de 1980 e início dos anos 2000, o acervo da TV Tupi no Rio de Janeiro foi doado ao Arquivo Nacional, que se tornou responsável pela sua guarda e preservação. A TV Tupi, como outras emissoras, gravava sua emissora em fitas magnéticas, chamadas fitas quadruplex e de 1 polegada. Hoje em dia, apesar de poucos equipamentos existentes no Brasil capazes de fazer a leitura dessas fitas, ainda é possível.
Estima-se que a coleção de fitas quadriplex sob a guarda do Arquivo Nacional contenha mais de mil horas de imagens inéditas. Para o resgate e a preservação de uma parte significativa da memória da extinta TV Tupi é imprescindível promover a digitalização desses registros urgentemente.”
O texto acima integra o filme aqui exibido, imagens do recolhimento das fitas, do programa do Chacrinha (colorido) com Raul Seixas, Carlos Imperial, incêndio no Joelma em SP (1974), programa Flávio Cavalcanti com Belchior, Zé Celso Martinez falando sobre o filme Rei da Vela. Este filmete integra o fundo Arquivo Nacional.
Filmete para divulgação do Projeto de Digitalização das fitas quadruplex de 02 e 01 polegadas. Recolhimento das fitas quadruplex ao Arquivo Nacional, em 2005. Arquivo Nacional. Fundo Arquivo Nacional. BR_RJANRIO_AN_FIL_0_0112_0001