.

Resposta:

O fundo de código J3 é composto basicamente por documentação do Departamento  Federal  de  Segurança  Pública, inclusive da a  Delegacia  de  Ordem  Política  e  Social  (DELOPS)  na  Superintendência  Regional  do  Rio  de  Janeiro e também de São Paulo, ainda em atividade em plena década de 1990. Somente em 2003 essas delegacias foram substituídas pelas Delegacia  de  Defesa  Institucional. Em setembro de 2014 a  Delegacia de Defesa Institucional da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro encaminhou toda a documentação sob sua guarda para o Arquivo Nacional. São prontuários, relatórios, filmes e fotografias que registram o trabalho realizado pela Polícia, através das suas Delegacias de Ordem Política e Social, de vigilância de movimentos sociais e atividades consideradas contrárias á ordem. 

Muitas fotografias retratam greves, passeatas e protestos nos anos 1980 e início de 1990. Algumas manifestações são pacíficas, outras, como mostram o registro abaixo, terminaram em confronto com a polícia. Por vezes as equipes do Arquivo Nacional identificam, através de um trabalho intenso de pesquisa, o local e a data aproximada. Outras vezes, a recuperação destes dados simplesmente não é possível.

Fotografias nos dizem muito. Com certeza, é uma forma crucial de transmitir, com rapidez e fidelidade, realidades que não costumam estar a nosso alcance. “O olho da máquina não mente”, dizem por aí.

Contudo, há sempre uma história por trás de cada imagem, e um ser humano por trás de cada lente. A imagem que vemos é sempre um produto inacabado, uma história em desenvolvimento, a expressão de uma opinião.

Partilhe a sua visão acerca do que você está vendo. Em breve contaremos a história por trás desta foto, o contexto em que foi tirada, os acontecimentos que levaram a ela.

 

{jcomments on}

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença  Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.