O Arquivo Nacional, maior instituição arquivística do Brasil, guarda quase 60 quilômetros lineares de documentação, acumulada ao longo de mais de 180 anos de história. O acervo em geral enquadra-se nos seguintes gêneros: textual, iconográfico, cartográfico, sonoro, audiovisual, bibliográfico. Entretanto, também podemos encontrar outro tipo de acervo, embora bem mais raro: os objetos tridimensionais.
São diplomas, medalhas, peças de vestuário e objetos variados. A maioria deles pertence a um mesmo fundo, o Propriedade Industrial, anexados a pedidos de patentes de vários tipos de produtos, em sua maioria do início do século XX. Mas alguns acervos privados guardam objetos específicos, como as já citadas medalhas e comandas.
O amplo acervo do Arquivo Nacional, entretanto, guarda surpresas. Alguns destes anexos tridimensionais não foram indexados, em geral quando integram outros fundos que não o Privilégios Industriais. A pesquisadora que escreve esta matéria certa vez consultava um volume pertencente a uma das Pretorias Criminais quando uma pequena esfera de chumbo rolou na mesa. A esfera foi observada por alguns segundos, depois dos quais concluí que se tratava de uma bala de revólver, usada no crime do qual tratava o processo que eu estava lendo.
Estes objetos, contudo, raramente estão indexados, e cabe à sorte de quem pesquisa deparar-se com tais surpresas.
O fundo Privilégios Industriais cobre um período que vai de 1870 a 1910. São 9.301 solicitações de patentes de invenções, inovações, aperfeiçoamentos de produtos e processos. O ambiente cultural e político no novo século incentivou a imaginação e a inventiva nacional, e no fundo podemos percebem preocupações correntes da época com saúde pública, limpeza urbana, praticidade na vida cotidiana, melhoramentos produtivos, aproveitamento de matéria prima nacional, produção de energia, além de entretenimento e vestuário.
Veja abaixo fotografias de alguns desses objetos e, em seguida, uma breve descrição. Lembramos que em geral vêm acompanhados dos processos de patente (acervo documentação escrita).
Processo 3257: bolsa/ carteirinha de cigarros, 1902.
Processo 4907: Aperfeiçoamentos na fabricação dos chapéus de palha, 1907
Processo 5207: Cartão postal ou semelhante combinado com um álbum com vistas, reclames, anúncios, etc, que se folheia automaticamente denominado CARTÃO POSTAL CINEMATOGRÁFICO, 1908.
Processo 5588: Aparelho destinado à destruição completa da formiga saúva e outras denominado FULMINANTECATEYSSON, 1909.
Processo 6042: Baralho de cartaz, 1902.
O fundo Privilégios industriais tem por código PI.