A biblioteca do Arquivo Nacional possui extenso volume de obras raras, inclusive periódicos raros, que podem ser do período imperial ou republicano. São jornais e revistas que retratam a política, o cotidiano e outros aspectos da época (e lugar) em que circulavam. Há periódicos de grandes cidades como Rio de Janeiro (Capital Federal até 1960), e de cidades do interior, como Ouro Preto, passando por Fortaleza, Santa Maria (RS), Salvador...
A publicação do jornal A União teve início em 1905, na então Capital Federal, e findou em 1950. O exemplar desta matéria apresenta o formato típico dos jornais no século XX: diários, grande formato, ilustrações e (posteriormente) fotografias ilustrando os textos, matérias sobre interesses gerais (diversas seções: cultura, esportes, política, internacional, etc) e uma suposta “objetividade jornalística” – uma ilusória imparcialidade diante das questões públicas. O Arquivo Nacional possui 10 números, publicados entre 1936 e 1947.
Já O Automóvel e Mororó são jornais cearenses. Não encontramos outros registros de O Automóvel, mas claramente expressa um período em que os ideais de “modernidade” já se disseminavam na vida dos brasileiros das cidades maiores, acompanhando os “novos tempos” trazidos pela República e pelo próprio século XX, modernidade esta fortemente representada pelo automóvel, chegado à Fortaleza em 1909. O Mororó, também editado em Fortaleza (CE), se autointitulava “jornal neutro entre os partidos políticos”. Tampouco temos maiores informações sobre este periódico cujo exemplar aqui exibido data de 1899.
Voltando ao Rio de Janeiro, o jornal ilustrado Don Quixote, do ilustríssimo artista ítalo-brasileiro Ângelo Agostini era marcado pelo tom satírico e dedicava-se principalmente aos temas políticos. Publicação semanal de grande popularidade, circulou entre 1893 e 1905. As páginas aqui exibidas não tratam de política, mas de dois dos passatempos favoritos do carioca: o carnaval e o jogo do bicho.
A Galeria Illustrada, apresentada aqui em edição fac-símile dos anos 1970, era um jornal ilustrado editado em Curitiba (Paraná) cuja publicação ocorreu no ano anterior ao advento da República – apesar de fora do nosso escopo, seu perfil comum em publicações do período, intermediário entre o Império e a República, ensejou sua inclusão na matéria. O jornal seguia a linha de outros veículos da época ao privilegiar o desenho (a charge, a caricatura) como forma de comunicação, empenhando-se também em atuar como fonte de informação, educação e crítica.
A União J305, O Arquivo Nacional possui 10 números, entre 1936 e 1947
O Automóvel J289, O Arquivo Nacional possui 5 números de 1913 e 1914
Galeria Ilustrada (fac símile) J436, O Arquivo Nacional possui 15 números do ano de 1888 e 1889
Mororó, jornal neutro entre os partidos políticos J250, O Arquivo Nacional possui 4 números, 1899 e 1900