O Arquivo Nacional guarda em seu acervo uma variedade de documentos sonoros em diversos fundos, públicos e privados, como por exemplo: Agência Nacional, Arquivo Nacional, Casa Edison, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Empresa Brasileira de Radiodifusão, Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, Humberto Moraes Franceschi, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, rádio Jornal do Brasil, rádio Mayrink Veiga, rádio MEC, Santiago Dantas, Serviço Social da Indústria, TV Tupi. Discursos oficiais, aulas e palestras, registros de trabalho de campo científicos, músicas, campanhas institucionais, jingles e comerciais, programas de rádio, noticiários constituem a maior parte destes registros.
“Colher não. Use cálice para servir Biotônico Fontoura. Colher lembra remédio, e o Biotônico Fontoura é o único fortificante que não tem gosto de remédio.” O que atualmente chamamos suplemento alimentar até a década de 1970/ 1980 recebia o nome de fortificante, uma combinação de vitaminas e sais minerais. No caso do Biotônico – que até o ano 2001 continha álcool em sua formulação -, basicamente ferro e fósforo. Em uma época em que a obesidade infantil – e as doenças que muitas vezes a acompanham – não era um problema, o fortificante alardeava sua capacidade de abrir o apetite das crianças, e de ainda ter um gosto agradável. Recomendado para ambos os sexos e qualquer idade para combater a fadiga e a falta de apetite, o produto, criado em 1910 ainda hoje é vendido no Brasil.
“Para fadiga e indisposição geral resultantes da folia...” tome Alka Seltzer... uma forma sutil de recomendar a combinação de ácido acetilsalicílico, bicarbonato de sódio e ácido cítrico para o enjoo e a dor de cabeça típicos da ressaca. Ao contrário do Biotônico Fontoura, é um produto norte-americano, mas também permanece no mercado até os dias de hoje, vendido livremente.
Há inúmeras propagandas e jingles comerciais no fundo Mayrink Veiga. Tais registros ajudam a lançar luz sobre as transformações no mercado consumidor brasileiro – entre outros aspectos -, evidenciando preferências não apenas em relação aos próprios produtos, mas em especial, seu apelo de venda.
BR RJANRIO SG.0.JIN.12 - Biotônico Fontoura [196-]
BR RJANRIO SG.0.JIN.66 - Alka Seltzer, 1961