O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em janeiro de 2025, que a taxa de desemprego no Brasil havia alcançado o menor nível da série histórica: 6.6%. Embora esse número ainda deixe milhões de trabalhadores fora do mercado de trabalho, em geral leva-se em conta este índice como um indicador importante da estabilidade econômica de um país.
Durante a década de 1990 o Estado brasileiro diminuiu sua participação na estrutura produtiva e na regulamentação da economia, abriu o fluxo de comércio para o mercado internacional e logrou colocar a inflação sob controle. Houve também um grande aumento do desemprego, em especial na segunda metade da década, em especial entre os mais jovens.
É importante salientar também que aquela década foi quando a democracia brasileira foi colocada a prova, com o movimento pelo impeachment do presidente Collor de Melo e a concretização do mesmo. Marcada por grandes reviravoltas na política e na economia, a década de 1990 deixou um legado que perduraria ainda por muitos anos: a democracia e a estabilidade econômica, a despeito de ter finalizado em queda no PIB (resultado, em grande parte, de desajustes no setor produtivo em relação às reformas e á abertura ao fluxo internacional, e à grave crise na Ásia) e aumento de desemprego.
Outros tópicos marcaram o Brasil daquela década: a violência policial escancarada nas comunidades mais pobres das nossas cidades (massacre do Carandiru, chacina de Vigário Geral); a epidemia de AIDS, doença para a qual ainda não havia controle; a insistente desigualdade social, que não arrefeceu com a redemocratização; a criação de mecanismos de controle social previstos na Constituição de 1988 e aos poucos (e de forma incompleta, ainda hoje) regulamentada.
O IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), organização de cidadania ativa, sem fins lucrativos criada na década de 1980, doou extensa documentação ao Arquivo Nacional, a partir da qual formou-se o fundo que leva seu nome. São muitas fotografias (slides), filmes institucionais e programas de rádio que buscavam alcançar um grande público, incentivando o debate e a disseminação de informação sobre várias aspectos da sociedade brasileira, muitos dos quais escapavam ao interesse da grande mídia. Parte deste material encontra-se digitalizado e pode ser consultado via SIAN.
https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp
Para a presente matéria foram selecionados 3 programas de rádio:
Programa Notícias do Brasil 58 (ano: 1990): O sufoco do povo com a recessão salarial; A investida eleitoral dos evangélicos pentecostais; O flagelo da seca no sertão nordestino; e a arte de Henriqueta Brieba. (BR_RJANRIO_HA_0_DSO_PNB_0058_d0001de0002)
Programa Notícias do Brasil 135 (ano: 1991): Campanha da reforma agrária define metas para 92; Grupos de extermínio continuam agindo impunemente; Desemprego faz aumentar favelas em Recife; e o cantor do patropi, Jorge Ben Jor, é o convidado desse nosso programa. (BR_RJANRIO_HA_0_DSO_PNB_0135_d0001de0002)
Programa Tá na Onda 21 (ano: 1996) - Violência I: com a participação da apresentadora Andreia Ponte, dos convidados cel. Ivan Bastos, presidente do clube dos oficiais da polícia militar e do corpo de bombeiros, socióloga Sueli Deslandes, pesquisadora do centro latino-americano sobre violência e saúde, da Fiocruz, e antropólogo André Mello, pesquisador do Instituto de estudos de religião (ISER) e coordenador do centro de atendimento diurno: as formas de lidar com a violência inerente do ser humano; a importância da educação como fator redutor da violência; o papel da polícia; a política de segurança pública; o papel da sociedade no enfrentamento da violência; a exclusão social; a falta de projetos de inclusão para adolescentes; a indústria da violência; o papel das igrejas evangélicas; o adolescente e o tráfico. - intervalo - o crime organizado no brasil; a falta de projetos para o país; a violência como resultado da crise social; a violência doméstica; a associação brasileira de proteção à infância e adolescência; a falta de notificações sobre violência; os direitos da criança e adolescentes - fim do programa (continua no próximo). (BR_RJANRIO_HA_0_DSO_PTO_0021_d0001de0001)
Ativo na luta pela democratização da informação e dos meios de comunicação o IBASE implantou o CRIA (Centro Radiofônico de Informação Alternativa), responsável pela produção dos programas aqui apresentados.
A imagem também pertence ao fundo IBASE: dossiê BR RJANRIO HA.0.ICN.11
Quadros, Waldir. Classes sociais e desemprego no Brasil dos anos 1990. Economia e Sociedade, Campinas, v. 12, n. 1 (20), p. 109-135, jan./jun. 2003.
http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v10n01/v10n01_05.pdf
https://www.dieese.org.br/pesquisaDIEESE/2011/201112desempregoLongoPrazo/index.html?page=13