.

Criada em 1975, a Empresa Brasileira de Comunicação – Radiobrás foi responsável por administrar as emissoras de rádio e televisão públicas do país, além de produzir noticiário para ser distribuído a outros veículos de mídia – através da Agência Brasil, seguindo sempre a lógica imposta pelos governos militares da época, desempenhando papel na fabricação da imagem dos governos da ditadura. Produzia também documentários para exportação, em que o país em geral aparecia alegre, caloroso, moderno – um colorido país do futuro. Produzia ainda os programas: Café com o Presidente e A Voz do Brasil, de retransmissão obrigatória por todas as emissoras do país, e os noticiários da Agência Brasil e da Radioagência Nacional.

 

Em 1988 funde-se com a Empresa Brasileira de Notícias, e em 2008 foi criada a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A nova empresa incorporou a Radiobrás, após aprovação da medida provisória 398/2007 (convertida na lei 11.652/2008).

O vídeo aqui apresentado [1980] foi produzido pela Radiobrás, em espanhol, sobre vários aspectos do Brasil. Arquivo Nacional. Fundo Divisão de Segurança e Informações do Ministério das Relações Exteriores. BR_RJANRIO_Z4_0_FIT_0011_0001

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença  Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.