.

 

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) de janeiro de 2020, em que documenta as catástrofes climáticas ocorridas durante as últimas duas décadas na América Latina e Caribe, as inundações foram o tipo de desastre natural mais comum registrado na região. Ainda de acordo com o relatório, o Brasil está entre os 15 países do mundo com maiores números absolutos de pessoas expostas ao risco de enchentes.

As inundações, provocadas nos períodos de chuva intensa, tornaram-se um problema comum para a população de muitos cidades do país, mas não são uma novidade na história do Brasil. Apesar de cada vez mais frequentes, devido a intensificação do processo de urbanização, relatos de enchentes em cidades brasileiras foram descritos ainda no período colonial.

Processo social e ambiental, os grandes alagamentos são resultado das condições do ecossistema local, mas também, das transformações provocadas pela ação do homem sobre esse ecossistema. Fato é que as enchentes fazem parte do cotidiano dos habitantes de diversas áreas urbanas brasileiras, como registrou a imagem acima, produzida pelo Sistema Nacional de Informações. Sua região sofre com inundações periódicas? Você sabe quando e onde esse fotografia foi tirada? O que você saberia dizer sobre essa imagem?

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença  Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.