.

A presença maciça de imigrantes portugueses no Brasil pode ser percebida em diversas áreas, inclusive nos esportes e, especificamente, no mais popular dos esportes: o futebol.

O carioca Vasco da Gama nasceu exatamente como seu nome completo diz: um clube de regatas. Em 1898 praticantes do remo homenagearam o quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias pelo navegante português Vasco da Gama batizando a nova agremiação com seu nome. Atuante em vários esportes, o Vasco tem seu estádio em São Cristóvão _ o São Januário, inaugurado em 1921 e até 1940 o maior do Brasil _ e desde o início ganhou um lugar de destaque no coração dos lusitanos da cidade. Além do nome, o símbolo do clube remete às grandes navegações do século XVI: a caravela e a cruz de malta.

O início da prática do futebol no clube ocorreu depois da fusão com o clube Lusitânia em 1915, que permitia apenas a participação de portugueses, limitação superada com a fusão. O Vasco da Gama, aliás, é considerado um time pioneiro por ter, desde o início, aberto as portas a qualquer pessoa, independente das suas origens sociais ou étnicas. Já no ano seguinte à fusão participa do seu primeiro torneio, estreando contra o Paladino, que o derrotou por 10 a 1. Apesar da derrota na estreia, a ascensão do time é vertiginosa e o Vasco estreia na divisão de elite carioca em 1923, vencendo o campeonato. Um dos times mais tradicionais (e vitoriosos) do Brasil, atualmente disputa a série B do Campeonato Brasileiro mas mantém um grande séquito de torcedores, entre as 10 maiores torcidas do Brasil.

Com sede na cidade de São Paulo, a Associação Portuguesa de Desportos nasceu da fusão de cinco agremiações, todas de origem portuguesa: Lusíadas FC, Sport Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal, Portugal Marinhense e Associação 5 de Outubro. Também conhecida por Lusa, foi fundada em 1920 e adotou as cores vermelho e verde, em uma referência a bandeira portuguesa. Conquistou o campeonato paulista 3 vezes e conheceu seu auge na década de 1950, quando apresentou o grande jogador Djalma Santos ao mundo. O clube vem passando por anos difíceis, amargando ausência de 4 anos em qualquer divisão do campeonato brasileiro e acumulando dívidas de centenas de milhões de reais.

Além do Vasco da Gama e da Portuguesa de Desportos, o TunaLuso (Belém do Pará),  Associação Atlética Portuguesa (Santos) e a Portuguesa do Rio de Janeiro também representam a comunidade portuguesa no Brasil.

 

Imagens

BR_RJANRIO_PH_0_FOT_03286_070 Flu e Vasco pelo campeonato carioca de 1962: 24.11.1962

BR_RJANRIO_PH_0_FOT_03450_0003 Agachados: Julinho Botelho, Renato, Nininho, Pinga e Simão. De pé, [Djalma Santos] [...] [1952]

 

Leitura recomendada

dos Santos Silva, M. (2021). O futebol como forma de ascensão social do negro no início do século XX: O Rio de Janeiro e o CR Vasco da Gama. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol, 13(52), 88-110.

da Silva Gordo Lang, A. B., & de Souza Campos, M. C. S. (2014). Portugueses em São Paulo: Um passado e um presente. InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies, 3(1).

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença  Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.