.

O aumento do acervo da biblioteca do Arquivo Nacional deve-se a permutas com outras instituições, compras ocasionais de volumes de interesse para a instituição, doações. Todo o material recebido é avaliado pela equipe da biblioteca antes de ser integrado ao acervo: nem todos os temas, assuntos e áreas de conhecimento são de interesse do Arquivo Nacional. Arquivologia, ciências sociais, história, biblioteconomia, artes, cinema, administração pública estão entre as áreas de interesse priorizadas. O catálogo pode ser acessado em http://biblioteca.an.gov.br/

O Arquivo Nacional lançou recentemente o projeto  Biblioteca Digital do Arquivo Nacional (BDAN), uma plataforma voltada para a preservação, indexação e acesso aos documentos bibliográficos digitais publicados e produzidos pela instituição. A BDAN abrange também obras que tenham o Arquivo Nacional (AN) como tema, acervos que dialogam com a sua memória e estejam disponíveis em domínio público. Acesso em https://bdan.an.gov.br/home

As obras que ilustram a presente matéria:

Leitão, Luiz Ricardo. Tiãozinho da Mocidade e os bambas de Padre Miguel. Série: Acervo Universitário do Samba v. 5. Mórula (RJ), 2022. Com CD, ilustrado.

Ferreira, Letícia; Werneck, Alexandre (org). Questões de moral, moral em questão: estudos de sociologia e antropologia das moralidades. Rio de Janeiro: Mórula Editorial/ FAPERJ 2023. Ilustrado.

 

Bulhões, Tatiana da Silva. Integralismo em foco: imagens e propaganda política. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 2012.

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença  Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.