.

Tensões entre a reforma agrária e a colonização na ditadura empresarial-militar.

Ricardo Braga Brito.

Disputas pela reforma agrária no pré-golpe

            Para Schwarz (2012), os anos imediatamente anteriores a 1964 podem ser entendidos como de radicalização e ebulição políticas, conformando um conjunto de experiências coletivas que buscavam integrar os excluídos na participação política. De fato, os anos 1950 e 1960 estiveram marcados por uma série de formas de organização coletiva que transformaram qualitativamente o cenário nacional: greves, ocupações, manifestações e debates públicos se realizaram a partir de atores sociais organizados, mas anteriormente excluídos e invisibilizados, que se faziam presente e demandavam políticas e participação efetiva (Ianni, 1984; Medeiros, 1995; Mattos, 2014).

Conforme Fernandes (2020) e Arantes (2010), foi contra essa politização e ampliação da participação e organização populares que um conjunto de técnicos burocráticos, empresários e militares empreenderam o golpe e a ditadura empresarial-militar (1964-1985). Segundo Dreifuss (1981), esse conjunto de atores estabeleceram propostas políticas e econômicas a fim de impulsionar o desenvolvimento nacional na direção dos interesses empresariais nacionais e internacionais. Planejamentos, reformas estruturais e diferentes políticas públicas se coadunaram com a repressão política e social. É nesse quadro de disputas que a reforma agrária precisa ser entendida.

            Entre meados dos anos 1950 até 1964, a participação política e organizada de diferentes grupos camponeses se torna uma importante novidade e pauta nas arenas de disputa por políticas públicas e projetos de sociedade. Tradicionalmente reduzidas à pobreza e ao forte domínio paternalista de grandes proprietários de terra, as áreas rurais passaram a ser sacudidas pela mobilização social organizada. Termos associados ao mundo do trabalho rural, tais como camponeses, lavradores e posseiros se tornaram identidades coletivas que indicavam uma percepção comum de seus principais problemas: expropriação e expulsão de terras, queima e destruição de casas e roças, violências e arbitrariedades dos patrões, relações degradantes de trabalho, métodos de endividamento e escravização, entre outros (Martins, 1981; Medeiros, 1995). Essas identidades foram se construindo em relação àqueles que eram identificados como os causadores desses problemas, tais como grileiros, jagunços, grandes proprietários de terra, especuladores interessados na valorização fundiária frente a expansão urbana e industrial.

            A partir dos anos 1950, sobretudo após a criação da União dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas do Brasil(Ultab) em 1954, ligada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), iniciou-se um amplo e radical processo de organização do campesinato. Pode-se destacar o papel do PCB na criação de inúmeras Associações de Lavradores, das Ligas Camponesas nos estados da Paraíba e Pernambuco e dos Círculos Operários ligados à Igreja Católica. Essas organizações disputavam a representação do campesinato, o diagnóstico dos problemas do campo e as soluções a serem demandadas e tomadas, entre elas o conteúdo e amplitude da reforma agrária (Camargo, 2007; Medeiros, 1983).

Com uma linha mais legalista, o PCB teve ampla capilarização, juntando a atuação via mecanismos legais, denunciando a grilagem de terras públicas por grandes proprietários e exigindo a distribuição dessas porções para trabalhadores rurais, mas também com a organização de ocupações de terra, passeatas públicas, distribuição de jornais e pressão no Legislativo junto a partidos aliados. Demandava, ainda, a expansão dos direitos trabalhistas ao campo.  As Ligas, por sua vez, instituíram o lema da “reforma agrária radical”, exigindo o uso de terras públicas griladas ou sem uso e a desapropriação de grandes propriedades privadas para a reforma agrária, sendo distribuídas aos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Apesar das disputas pela representação do campesinato, pelos significados da reforma agrária e interpretação do papel do campesinato na transformação social, as Ligas e o PCB assumiram pontos de luta em comum no I Congresso Camponês realizado em Belo Horizonte (MG) em 1961 (Costa, 2010). 

Também a Igreja Católica e entidades empresariais disputavam a organização dos camponeses e o significado da reforma agrária. Para a Igreja, era preciso organizar e conscientizar os camponeses na doutrina da solidariedade cristã, evitando a “cooptação” por comunistas. Apesar de justas, as reivindicações dos camponeses não poderiam se realizar como luta de classes, devendo haver maior harmonia e conjugação entre trabalhadores e patrões, como expresso no Encontro dos Bispos do Nordeste de 1955. Para as entidades sindicais patronais, tecnocratas e empresários, a reforma agrária deveria ser uma ação pontual, e não um mecanismo de intervenção no campo: o essencial era ampliar incentivos fiscais para a modernização do aparato produtivo, introduzindo maquinários, fertilizantes, disponibilidade de crédito, garantias jurídicas benéficas a proprietários e possibilidades de ampliação da propriedade privada da terra pelas fronteiras agropecuárias (Medeiros, 1983).

É a partir desse quadro de disputas sobre a reforma agrária que podemos apreender a participação de grandes e médios proprietários de terra e suas entidades de representação na realização do golpe e na estruturação da ditadura. Por se tratar de um problema central para o desenvolvimento econômico, a reforma agrária logo ganhou uma lei, o Estatuto da Terra, sancionado em novembro de 1964, sob o governo do primeiro presidente militar da ditadura, Castelo Branco (Bruno, 1995).

O conjunto de empresários, militares e técnicos que elaboraram projetos de governo e de desenvolvimento nos anos 1950 e 1960 também estabeleceu as políticas de reforma agrária e de colonização como elementos mais amplos da política agrária. Na prática, essas duas políticas foram subordinadas aos interesses empresariais identificados na política agrícola, sobretudo na concessão de créditos públicos e no incentivo à modernização do aparato produtivo. As escolhas dos governos ditatoriais caracterizaram a “modernização conservadora” do período: transformação do aparato produtivo; expansão da fronteira agrícola; integração da produção agropecuária com a industrialização; uso de novas técnicas para incrementar a produtividade; acirramento das desigualdades sociais e econômicas associadas à exploração do trabalho, ao êxodo rural imposto aos trabalhadores expulsos, crescimento de conflitos, concentração fundiária e disparidade de recursos entre pequenos, médios e grandes proprietários (Delgado, 2010; Medeiros, 2014).

 Entretanto, ainda nos primeiros anos da ditadura é possível identificar a intenção de realizar uma reforma agrária. Essa intenção pode ser vista a partir da atuação de Paulo de Assis Ribeiro, importante membro do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (Ipes) que passou por inúmeros cargos públicos e que foi presidente do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra) entre 1965 e 1967. Em diversos de seus escritos, e nos demais documentos coletados por ele e armazenados no Acervo Paulo de Assis Ribeiro, é possível observar a visão estratégica da reforma agrária e da colonização para o desenvolvimento econômico e para a resolução de conflitos no campo. Em seus trabalhos dos anos 1960 (Ipes, 1964) e em apresentações feita já durante a ditadura para o Ipes e a Escola Superior de Guerra, Ribeiro apresenta critérios técnicos, e na visão desse grupo, ideologicamente neutros que estabelecem zonas prioritárias para reforma agrária. Essas áreas corresponderiam a pouco mais de 5% do território nacional e se concentrariam em áreas de conflito social, onde houve mobilizações camponesas e ocupações de terra. Conforme declaração que preparou para uma entrevista, a reforma agrária busca solucionar um problema fiscal, elevar a produtividade e resolver problemas de “forte pressão demográfica” que geram “focos de insatisfação social” como em algumas regiões “do Nordeste, da Zona da Mata de Minas, de São Paulo e Estado do Rio, e do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”. 

Apesar da identificação como reforma agrária, as primeiras ações do Ibra se voltaram para a criação e ampliação de projetos de colonização, tendo sido três apresentados como modelo: Alexandre de Gusmão, em Brasília; Caxangá, em Pernambuco; Papucaia, no Rio de Janeiro. Os projetos buscavam delimitar nos menores detalhes as formas de organização e de produção dos parceleiros, orientando os tipos e quantidade de produção e criação, a quantidade de casas, famílias, escolas e igrejas para garantir a transformação do homem rural, frequentemente visto como atrasado, em uma classe média rural (Brito, 2022). Esta classe média seria identificada a partir da sua capacidade de produção e de aplicação dos conhecimentos racionais na produção e na administração da sua propriedade.

De forma mais geral, a política de colonização é uma forma de intervenção pontual e não estrutural que busca selecionar e fixar famílias em áreas rurais determinadas, sobretudo em terras públicas, a fim de ampliar o povoamento e/ou aumentar a produção de alimentos para o consumo interno, constituindo não apenas novos territórios como novos atores sociais (Brito, 2022). Além das intenções, outros documentos identificam um ideal de parceleiro como o homem e sua família de boa condição física, bons costumes e ordeiros, tendo o próprio Ibra, em documento assinado por Ribeiro e enviado para Castello Branco, indicado a necessidade de realizar expulsões e manter uma vigilância política constante sobre os parceleiros. Essas intenções eram compartilhadas por setores militares e empresariais que identificavam os conflitos políticos e a luta pela terra como ameaças à segurança nacional, reforçando a atuação repressiva que aprofundou a modernização conservadora (Martins, 1984; Teló; Medeiros, 2018; Brito, 2022). 

Reforma agrária ou colonização?

            De uma forma geral, reforma agrária e colonização eram apresentadas com o mesmo objetivo: a formação de uma classe média rural. Contudo, difere nte da reforma agrária, marcada pela desapropriação de propriedades privadas para fins sociais e pressão popular, a colonização é um mecanismo de intervenção pontual e não estrutural. Historicamente a colonização tem sido a opção política do complexo tecno-empresarial-militar para aprofundar a modernização do campo sem realizar transformações na estrutura fundiária e na correlação de forças dessas áreas (Brito, 2022).

            Nos discursos mais críticos à política de colonização, de movimentos sindicais e sociais e de técnicos estatais, aponta-se o seu fracasso: ela não modificou a estrutura fundiária brasileira, não deu condições de autonomia às populações beneficiadas, gerou efeitos de valorização fundiária e despejos, baixo número de beneficiados, processos rápidos de titulação que geraram novas formas de expropriação de terras e processos de proletarização, sendo marcada por deslocamentos populacionais e ações pontuais. A reforma agrária reivindicada por grupos camponeses no período da democratização sinalizava não apenas a necessidade de ser ampla, como também irrestrita, imediata e com contínua participação dos grupos camponeses em sua idealização e realização (Medeiros, 2014), contrapondo-se ao modo como historicamente a questão agrária foi tratada.

            O silêncio sobre a reforma agrária (Lerrer; Forigo, 2019), as titulações de terra (Alentejano, 2022) e o modelo empresarial de gestão da propriedade rural e da produção em nosso momento atual podem encontrar algumas de suas raízes nos debates e formas de atuação da ditadura. O ímpeto do Ibra em realizar uma reforma agrária através de mecanismos tributários e da colonização buscaram impedir a politização da questão agrária, a atuação organizada dos camponeses e a alteração da estrutura fundiária desigual no Brasil. Devido aos conflitos internos das classes dominantes, esse ímpeto logo foi substituído pela ampliação da modernização do aparato produtivo e preparação da produção agropecuária para o comércio internacional (Brito, 2022). Retomar esse debate se torna fundamental para entendermos os caminhos da questão agrária nacional: os escolhidos até aqui, marcados pelo controle e pelo filtro colocado aos grupos camponeses organizados, e os que podem ser tomados a partir de agora.

Referências, clique aqui

 

 

 

 

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença  Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.

4.507MBMemory Usage373msRequest Duration
Joomla! Version5.2.4
PHP Version8.1.31
Identityguest
Response200
Templategov
Database
Server
mysql
Version
5.5.57-0+deb8u1-log
Collation
utf8_unicode_ci
Conn Collation
utf8mb4_general_ci
$_GET
[]
$_POST
[]
$_SESSION
array:1 [ "joomla" => "***redacted***" ]
$_COOKIE
[]
$_SERVER
array:34 [ "HTTP_HOST" => "querepublicaeessa.an.gov.br" "HTTP_CONNECTION" => "keep-alive" "HTT...
session
array:3 [ "counter" => 1 "timer" => array:3 [ "start" => 1743593501 "last" => 1743593501...
registry
array:3 [ "data" => [] "initialized" => false "separator" => "." ]
user
array:21 [ "id" => 0 "name" => null "username" => null "email" => null "password" => "***r...
  • afterLoad (86.02KB) (2.2ms)
  • afterInitialise (1.4MB) (27.01ms)
  • afterRoute (306.25KB) (8.27ms)
  • beforeRenderComponent com_content (24.54KB) (4.49ms)
  • Before Access::preloadComponents (all components) (115.3KB) (847μs)
  • After Access::preloadComponents (all components) (117.47KB) (2.3ms)
  • Before Access::preloadPermissions (com_content) (3.79KB) (30μs)
  • After Access::preloadPermissions (com_content) (302.41KB) (3.44ms)
  • Before Access::getAssetRules (id:938 name:com_content.article.413) (18.8KB) (37μs)
  • After Access::getAssetRules (id:938 name:com_content.article.413) (8.47KB) (102μs)
  • afterRenderComponent com_content (629.03KB) (47.52ms)
  • afterDispatch (358.18KB) (2.96ms)
  • beforeRenderRawModule mod_menu (Que República é Essa) (58.52KB) (212ms)
  • afterRenderRawModule mod_menu (Que República é Essa) (237.65KB) (2.48ms)
  • beforeRenderRawModule mod_finder (Buscar no portal) (752B) (40μs)
  • afterRenderRawModule mod_finder (Buscar no portal) (63.85KB) (9.7ms)
  • beforeRenderRawModule mod_breadcrumbs (Breadcrumb) (608B) (51μs)
  • afterRenderRawModule mod_breadcrumbs (Breadcrumb) (14.43KB) (751μs)
  • beforeRenderRawModule mod_custom (Logo Gov) (448B) (51μs)
  • afterRenderRawModule mod_custom (Logo Gov) (4.02KB) (404μs)
  • beforeRenderRawModule mod_htmlcustom (Acesso à informação) (2.52KB) (44μs)
  • afterRenderRawModule mod_htmlcustom (Acesso à informação) (4.69KB) (243μs)
  • beforeRenderRawModule mod_custom (Licença) (4.15KB) (236μs)
  • afterRenderRawModule mod_custom (Licença) (960B) (59μs)
  • beforeRenderModule mod_custom (Licença) (720B) (6μs)
  • afterRenderModule mod_custom (Licença) (4.25KB) (305μs)
  • beforeRenderModule mod_custom (Logo Gov) (600B) (104μs)
  • afterRenderModule mod_custom (Logo Gov) (3.19KB) (125μs)
  • beforeRenderModule mod_htmlcustom (Acesso à informação) (992B) (74μs)
  • afterRenderModule mod_htmlcustom (Acesso à informação) (3.33KB) (151μs)
  • beforeRenderModule mod_breadcrumbs (Breadcrumb) (784B) (303μs)
  • afterRenderModule mod_breadcrumbs (Breadcrumb) (4.72KB) (247μs)
  • beforeRenderModule mod_finder (Buscar no portal) (1.16KB) (91μs)
  • afterRenderModule mod_finder (Buscar no portal) (5.69KB) (75μs)
  • beforeRenderModule mod_menu (Que República é Essa) (984B) (59μs)
  • afterRenderModule mod_menu (Que República é Essa) (10.44KB) (66μs)
  • beforeRenderRawModule mod_custom (Logo Gov) (1.88KB) (55μs)
  • afterRenderRawModule mod_custom (Logo Gov) (928B) (55μs)
  • beforeRenderModule mod_custom (Logo Gov) (720B) (5μs)
  • afterRenderModule mod_custom (Logo Gov) (3.03KB) (71μs)
  • beforeRenderRawModule mod_menu (Serviços Gov) (864B) (23μs)
  • afterRenderRawModule mod_menu (Serviços Gov) (23.89KB) (632μs)
  • beforeRenderModule mod_menu (Serviços Gov) (720B) (6μs)
  • afterRenderModule mod_menu (Serviços Gov) (3.19KB) (127μs)
  • afterRender (241.18KB) (44.37ms)
  • 1 x beforeRenderRawModule mod_menu (Que República é Essa) (58.52KB) (56.8%)
    212ms
    1 x afterRenderComponent com_content (629.03KB) (12.75%)
    47.52ms
    1 x afterRender (241.18KB) (11.91%)
    44.37ms
    1 x afterInitialise (1.4MB) (7.25%)
    27.01ms
    1 x afterRenderRawModule mod_finder (Buscar no portal) (63.85KB) (2.6%)
    9.70ms
    1 x afterRoute (306.25KB) (2.22%)
    8.27ms
    1 x beforeRenderComponent com_content (24.54KB) (1.2%)
    4.49ms
    1 x After Access::preloadPermissions (com_content) (302.41KB) (0.92%)
    3.44ms
    1 x afterDispatch (358.18KB) (0.8%)
    2.96ms
    1 x afterRenderRawModule mod_menu (Que República é Essa) (237.65KB) (0.67%)
    2.48ms
    1 x After Access::preloadComponents (all components) (117.47KB) (0.62%)
    2.30ms
    1 x afterLoad (86.02KB) (0.59%)
    2.20ms
    1 x Before Access::preloadComponents (all components) (115.3KB) (0.23%)
    847μs
    1 x afterRenderRawModule mod_breadcrumbs (Breadcrumb) (14.43KB) (0.2%)
    751μs
    1 x afterRenderRawModule mod_menu (Serviços Gov) (23.89KB) (0.17%)
    632μs
    1 x afterRenderRawModule mod_custom (Logo Gov) (4.02KB) (0.11%)
    404μs
    1 x afterRenderModule mod_custom (Licença) (4.25KB) (0.08%)
    305μs
    1 x beforeRenderModule mod_breadcrumbs (Breadcrumb) (784B) (0.08%)
    303μs
    1 x afterRenderModule mod_breadcrumbs (Breadcrumb) (4.72KB) (0.07%)
    247μs
    1 x afterRenderRawModule mod_htmlcustom (Acesso à informação) (4.69KB) (0.07%)
    243μs
    1 x beforeRenderRawModule mod_custom (Licença) (4.15KB) (0.06%)
    236μs
    1 x afterRenderModule mod_htmlcustom (Acesso à informação) (3.33KB) (0.04%)
    151μs
    1 x afterRenderModule mod_menu (Serviços Gov) (3.19KB) (0.03%)
    127μs
    1 x afterRenderModule mod_custom (Logo Gov) (3.19KB) (0.03%)
    125μs
    1 x beforeRenderModule mod_custom (Logo Gov) (600B) (0.03%)
    104μs
    1 x After Access::getAssetRules (id:938 name:com_content.article.413) (8.47KB) (0.03%)
    102μs
    1 x beforeRenderModule mod_finder (Buscar no portal) (1.16KB) (0.02%)
    91μs
    1 x afterRenderModule mod_finder (Buscar no portal) (5.69KB) (0.02%)
    75μs
    1 x beforeRenderModule mod_htmlcustom (Acesso à informação) (992B) (0.02%)
    74μs
    1 x afterRenderModule mod_custom (Logo Gov) (3.03KB) (0.02%)
    71μs
    1 x afterRenderModule mod_menu (Que República é Essa) (10.44KB) (0.02%)
    66μs
    1 x afterRenderRawModule mod_custom (Licença) (960B) (0.02%)
    59μs
    1 x beforeRenderModule mod_menu (Que República é Essa) (984B) (0.02%)
    59μs
    1 x beforeRenderRawModule mod_custom (Logo Gov) (1.88KB) (0.01%)
    55μs
    1 x afterRenderRawModule mod_custom (Logo Gov) (928B) (0.01%)
    55μs
    1 x beforeRenderRawModule mod_breadcrumbs (Breadcrumb) (608B) (0.01%)
    51μs
    1 x beforeRenderRawModule mod_custom (Logo Gov) (448B) (0.01%)
    51μs
    1 x beforeRenderRawModule mod_htmlcustom (Acesso à informação) (2.52KB) (0.01%)
    44μs
    1 x beforeRenderRawModule mod_finder (Buscar no portal) (752B) (0.01%)
    40μs
    1 x Before Access::getAssetRules (id:938 name:com_content.article.413) (18.8KB) (0.01%)
    37μs
    1 x Before Access::preloadPermissions (com_content) (3.79KB) (0.01%)
    30μs
    1 x beforeRenderRawModule mod_menu (Serviços Gov) (864B) (0.01%)
    23μs
    1 x beforeRenderModule mod_custom (Licença) (720B) (0%)
    6μs
    1 x beforeRenderModule mod_menu (Serviços Gov) (720B) (0%)
    6μs
    1 x beforeRenderModule mod_custom (Logo Gov) (720B) (0%)
    5μs
31 statements were executed, 6 of which were duplicates, 25 unique264ms283.22KB
  • SELECT @@SESSION.sql_mode;411μs1.57KB/libraries/vendor/joomla/database/src/Mysqli/MysqliDriver.php:308Copy
  • SELECT `data` FROM `xcosi_session` WHERE `session_id` = ?460μs1.61KBParams/libraries/vendor/joomla/session/src/Handler/DatabaseHandler.php:250Copy
  • SELECT `session_id` FROM `xcosi_session` WHERE `session_id` = :session_id LIMIT 1423μs1.61KBParams/libraries/src/Session/MetadataManager.php:187Copy
  • INSERT INTO `xcosi_session` (`session_id`,`guest`,`time`,`userid`,`username`,`client_id`) VALUES (:session_id, :guest, :time, :user_id, :username, :client_id)3.22ms944BParams/libraries/src/Session/MetadataManager.php:260Copy
  • SELECT `extension_id` AS `id`,`element` AS `option`,`params`,`enabled` FROM `xcosi_extensions` WHERE `type` = 'component' AND `state` = 0 AND `enabled` = 1554μs2.23KB/libraries/src/Component/ComponentHelper.php:399Copy
  • SELECT `id`,`rules` FROM `xcosi_viewlevels`366μs944B/libraries/src/Access/Access.php:955Copy
  • SELECT `b`.`id` FROM `xcosi_usergroups` AS `a` LEFT JOIN `xcosi_usergroups` AS `b` ON `b`.`lft` <= `a`.`lft` AND `b`.`rgt` >= `a`.`rgt` WHERE `a`.`id` = :guest350μs1.63KBParams/libraries/src/Access/Access.php:868Copy
  • SELECT `folder` AS `type`,`element` AS `name`,`params` AS `params`,`extension_id` AS `id` FROM `xcosi_extensions` WHERE `enabled` = 1 AND `type` = 'plugin' AND `state` IN (0,1) AND `access` IN (:preparedArray1) ORDER BY `ordering`629μs4.27KBParams/libraries/src/Plugin/PluginHelper.php:294Copy
  • SELECT `m`.`id`,`m`.`menutype`,`m`.`title`,`m`.`alias`,`m`.`note`,`m`.`link`,`m`.`type`,`m`.`level`,`m`.`language`,`m`.`browserNav`,`m`.`access`,`m`.`params`,`m`.`home`,`m`.`img`,`m`.`template_style_id`,`m`.`component_id`,`m`.`parent_id`,`m`.`path` AS `route`,`e`.`element` AS `component` FROM `xcosi_menu` AS `m` LEFT JOIN `xcosi_extensions` AS `e` ON `m`.`component_id` = `e`.`extension_id` WHERE ( (`m`.`published` = 1 AND `m`.`parent_id` > 0 AND `m`.`client_id` = 0) AND (`m`.`publish_up` IS NULL OR `m`.`publish_up` <= :currentDate1)) AND (`m`.`publish_down` IS NULL OR `m`.`publish_down` >= :currentDate2) ORDER BY `m`.`lft`2.19ms38.55KBParams/libraries/src/Menu/SiteMenu.php:166Copy
  • SELECT `c`.`id`,`c`.`asset_id`,`c`.`access`,`c`.`alias`,`c`.`checked_out`,`c`.`checked_out_time`,`c`.`created_time`,`c`.`created_user_id`,`c`.`description`,`c`.`extension`,`c`.`hits`,`c`.`language`,`c`.`level`,`c`.`lft`,`c`.`metadata`,`c`.`metadesc`,`c`.`metakey`,`c`.`modified_time`,`c`.`note`,`c`.`params`,`c`.`parent_id`,`c`.`path`,`c`.`published`,`c`.`rgt`,`c`.`title`,`c`.`modified_user_id`,`c`.`version`, CASE WHEN CHAR_LENGTH(`c`.`alias`) != 0 THEN CONCAT_WS(':', `c`.`id`, `c`.`alias`) ELSE `c`.`id` END as `slug` FROM `xcosi_categories` AS `s` INNER JOIN `xcosi_categories` AS `c` ON (`s`.`lft` <= `c`.`lft` AND `c`.`lft` < `s`.`rgt`) OR (`c`.`lft` < `s`.`lft` AND `s`.`rgt` < `c`.`rgt`) WHERE (`c`.`extension` = :extension OR `c`.`extension` = 'system') AND `c`.`published` = 1 AND `s`.`id` = :id ORDER BY `c`.`lft`949μs5.33KBParams/libraries/src/Categories/Categories.php:375Copy
  • SELECT * FROM `xcosi_languages` WHERE `published` = 1 ORDER BY `ordering` ASC820μs2.22KB/libraries/src/Language/LanguageHelper.php:177Copy
  • SELECT `id`,`home`,`template`,`s`.`params`,`inheritable`,`parent` FROM `xcosi_template_styles` AS `s` LEFT JOIN `xcosi_extensions` AS `e` ON `e`.`element` = `s`.`template` AND `e`.`type` = 'template' AND `e`.`client_id` = `s`.`client_id` WHERE `s`.`client_id` = 0 AND `e`.`enabled` = 1788μs1.13KB/administrator/components/com_templates/src/Model/StyleModel.php:775Copy
  • SELECT `id`,`name`,`rules`,`parent_id` FROM `xcosi_assets` WHERE `name` IN (:preparedArray1,:preparedArray2,:preparedArray3,:preparedArray4,:preparedArray5,:preparedArray6,:preparedArray7,:preparedArray8,:preparedArray9,:preparedArray10,:preparedArray11,:preparedArray12,:preparedArray13,:preparedArray14,:preparedArray15,:preparedArray16,:preparedArray17,:preparedArray18,:preparedArray19,:preparedArray20,:preparedArray21,:preparedArray22,:preparedArray23,:preparedArray24,:preparedArray25,:preparedArray26,:preparedArray27,:preparedArray28,:preparedArray29,:preparedArray30,:preparedArray31,:preparedArray32,:preparedArray33,:preparedArray34,:preparedArray35,:preparedArray36)1.03ms7.63KBParams/libraries/src/Access/Access.php:357Copy
  • SELECT `id`,`name`,`rules`,`parent_id` FROM `xcosi_assets` WHERE `name` LIKE :asset OR `name` = :extension OR `parent_id` = 01.95ms25.8KBParams/libraries/src/Access/Access.php:301Copy
  • SHOW FULL COLUMNS FROM `xcosi_content`1.65ms2.39KB/libraries/vendor/joomla/database/src/Mysqli/MysqliDriver.php:587Copy
  • UPDATE `xcosi_content` SET `hits` = (`hits` + 1) WHERE `id` = '413'4.79ms48B/libraries/src/Table/Table.php:1348Copy
  • SELECT `a`.`id`,`a`.`asset_id`,`a`.`title`,`a`.`alias`,`a`.`introtext`,`a`.`fulltext`,`a`.`state`,`a`.`catid`,`a`.`created`,`a`.`created_by`,`a`.`created_by_alias`,`a`.`modified`,`a`.`modified_by`,`a`.`checked_out`,`a`.`checked_out_time`,`a`.`publish_up`,`a`.`publish_down`,`a`.`images`,`a`.`urls`,`a`.`attribs`,`a`.`version`,`a`.`ordering`,`a`.`metakey`,`a`.`metadesc`,`a`.`access`,`a`.`hits`,`a`.`metadata`,`a`.`featured`,`a`.`language`,`fp`.`featured_up`,`fp`.`featured_down`,`c`.`title` AS `category_title`,`c`.`alias` AS `category_alias`,`c`.`access` AS `category_access`,`c`.`language` AS `category_language`,`fp`.`ordering`,`u`.`name` AS `author`,`parent`.`title` AS `parent_title`,`parent`.`id` AS `parent_id`,`parent`.`path` AS `parent_route`,`parent`.`alias` AS `parent_alias`,`parent`.`language` AS `parent_language`,ROUND(`v`.`rating_sum` / `v`.`rating_count`, 1) AS `rating`,`v`.`rating_count` AS `rating_count` FROM `xcosi_content` AS `a` INNER JOIN `xcosi_categories` AS `c` ON `c`.`id` = `a`.`catid` LEFT JOIN `xcosi_content_frontpage` AS `fp` ON `fp`.`content_id` = `a`.`id` LEFT JOIN `xcosi_users` AS `u` ON `u`.`id` = `a`.`created_by` LEFT JOIN `xcosi_categories` AS `parent` ON `parent`.`id` = `c`.`parent_id` LEFT JOIN `xcosi_content_rating` AS `v` ON `a`.`id` = `v`.`content_id` WHERE ( (`a`.`id` = :pk AND `c`.`published` > 0) AND (`a`.`publish_up` IS NULL OR `a`.`publish_up` <= :publishUp)) AND (`a`.`publish_down` IS NULL OR `a`.`publish_down` >= :publishDown) AND `a`.`state` IN (:preparedArray1,:preparedArray2)2.73ms51.13KBParams/components/com_content/src/Model/ArticleModel.php:215Copy
  • SELECT `c`.`id`,`c`.`asset_id`,`c`.`access`,`c`.`alias`,`c`.`checked_out`,`c`.`checked_out_time`,`c`.`created_time`,`c`.`created_user_id`,`c`.`description`,`c`.`extension`,`c`.`hits`,`c`.`language`,`c`.`level`,`c`.`lft`,`c`.`metadata`,`c`.`metadesc`,`c`.`metakey`,`c`.`modified_time`,`c`.`note`,`c`.`params`,`c`.`parent_id`,`c`.`path`,`c`.`published`,`c`.`rgt`,`c`.`title`,`c`.`modified_user_id`,`c`.`version`, CASE WHEN CHAR_LENGTH(`c`.`alias`) != 0 THEN CONCAT_WS(':', `c`.`id`, `c`.`alias`) ELSE `c`.`id` END as `slug` FROM `xcosi_categories` AS `s` INNER JOIN `xcosi_categories` AS `c` ON (`s`.`lft` <= `c`.`lft` AND `c`.`lft` < `s`.`rgt`) OR (`c`.`lft` < `s`.`lft` AND `s`.`rgt` < `c`.`rgt`) WHERE (`c`.`extension` = :extension OR `c`.`extension` = 'system') AND `c`.`access` IN (:preparedArray1) AND `c`.`published` = 1 AND `s`.`id` = :id ORDER BY `c`.`lft`1.5ms5.36KBParams/libraries/src/Categories/Categories.php:375Copy
  • SELECT `m`.`tag_id`,`t`.* FROM `xcosi_contentitem_tag_map` AS `m` INNER JOIN `xcosi_tags` AS `t` ON `m`.`tag_id` = `t`.`id` WHERE `m`.`type_alias` = :contentType AND `m`.`content_item_id` = :id AND `t`.`published` = 1 AND `t`.`access` IN (:preparedArray1)6.71ms5.3KBParams/libraries/src/Helper/TagsHelper.php:388Copy
  • SELECT `c`.`id`,`c`.`asset_id`,`c`.`access`,`c`.`alias`,`c`.`checked_out`,`c`.`checked_out_time`,`c`.`created_time`,`c`.`created_user_id`,`c`.`description`,`c`.`extension`,`c`.`hits`,`c`.`language`,`c`.`level`,`c`.`lft`,`c`.`metadata`,`c`.`metadesc`,`c`.`metakey`,`c`.`modified_time`,`c`.`note`,`c`.`params`,`c`.`parent_id`,`c`.`path`,`c`.`published`,`c`.`rgt`,`c`.`title`,`c`.`modified_user_id`,`c`.`version`, CASE WHEN CHAR_LENGTH(`c`.`alias`) != 0 THEN CONCAT_WS(':', `c`.`id`, `c`.`alias`) ELSE `c`.`id` END as `slug` FROM `xcosi_categories` AS `s` INNER JOIN `xcosi_categories` AS `c` ON (`s`.`lft` <= `c`.`lft` AND `c`.`lft` < `s`.`rgt`) OR (`c`.`lft` < `s`.`lft` AND `s`.`rgt` < `c`.`rgt`) WHERE (`c`.`extension` = :extension OR `c`.`extension` = 'system') AND `c`.`access` IN (:preparedArray1) AND `c`.`published` = 1 AND `s`.`id` = :id ORDER BY `c`.`lft`1.65ms5.36KBParams/libraries/src/Categories/Categories.php:375Copy
  • SELECT DISTINCT a.id, a.title, a.name, a.checked_out, a.checked_out_time, a.note, a.state, a.access, a.created_time, a.created_user_id, a.ordering, a.language, a.fieldparams, a.params, a.type, a.default_value, a.context, a.group_id, a.label, a.description, a.required, a.only_use_in_subform,l.title AS language_title, l.image AS language_image,uc.name AS editor,ag.title AS access_level,ua.name AS author_name,g.title AS group_title, g.access as group_access, g.state AS group_state, g.note as group_note FROM xcosi_fields AS a LEFT JOIN `xcosi_languages` AS l ON l.lang_code = a.language LEFT JOIN xcosi_users AS uc ON uc.id=a.checked_out LEFT JOIN xcosi_viewlevels AS ag ON ag.id = a.access LEFT JOIN xcosi_users AS ua ON ua.id = a.created_user_id LEFT JOIN xcosi_fields_groups AS g ON g.id = a.group_id LEFT JOIN `xcosi_fields_categories` AS fc ON fc.field_id = a.id WHERE ( (`a`.`context` = :context AND (`fc`.`category_id` IS NULL OR `fc`.`category_id` IN (:preparedArray1,:preparedArray2)) AND `a`.`access` IN (:preparedArray3)) AND (`a`.`group_id` = 0 OR `g`.`access` IN (:preparedArray4)) AND `a`.`state` = :state) AND (`a`.`group_id` = 0 OR `g`.`state` = :gstate) AND `a`.`only_use_in_subform` = :only_use_in_subform ORDER BY a.ordering ASC1.66ms5.31KBParams/libraries/src/MVC/Model/BaseDatabaseModel.php:164Copy
  • SELECT `c`.`id`,`c`.`asset_id`,`c`.`access`,`c`.`alias`,`c`.`checked_out`,`c`.`checked_out_time`,`c`.`created_time`,`c`.`created_user_id`,`c`.`description`,`c`.`extension`,`c`.`hits`,`c`.`language`,`c`.`level`,`c`.`lft`,`c`.`metadata`,`c`.`metadesc`,`c`.`metakey`,`c`.`modified_time`,`c`.`note`,`c`.`params`,`c`.`parent_id`,`c`.`path`,`c`.`published`,`c`.`rgt`,`c`.`title`,`c`.`modified_user_id`,`c`.`version`, CASE WHEN CHAR_LENGTH(`c`.`alias`) != 0 THEN CONCAT_WS(':', `c`.`id`, `c`.`alias`) ELSE `c`.`id` END as `slug` FROM `xcosi_categories` AS `s` INNER JOIN `xcosi_categories` AS `c` ON (`s`.`lft` <= `c`.`lft` AND `c`.`lft` < `s`.`rgt`) OR (`c`.`lft` < `s`.`lft` AND `s`.`rgt` < `c`.`rgt`) WHERE (`c`.`extension` = :extension OR `c`.`extension` = 'system') AND `c`.`access` IN (:preparedArray1) AND `c`.`published` = 1 AND `s`.`id` = :id ORDER BY `c`.`lft`1.75ms5.36KBParams/libraries/src/Categories/Categories.php:375Copy
  • SELECT `m`.`id`,`m`.`title`,`m`.`module`,`m`.`position`,`m`.`content`,`m`.`showtitle`,`m`.`params`,`mm`.`menuid` FROM `xcosi_modules` AS `m` LEFT JOIN `xcosi_modules_menu` AS `mm` ON `mm`.`moduleid` = `m`.`id` LEFT JOIN `xcosi_extensions` AS `e` ON `e`.`element` = `m`.`module` AND `e`.`client_id` = `m`.`client_id` WHERE ( ( (`m`.`published` = 1 AND `e`.`enabled` = 1 AND `m`.`client_id` = :clientId AND `m`.`access` IN (:preparedArray1)) AND (`m`.`publish_up` IS NULL OR `m`.`publish_up` <= :publishUp)) AND (`m`.`publish_down` IS NULL OR `m`.`publish_down` >= :publishDown)) AND (`mm`.`menuid` = :itemId OR `mm`.`menuid` <= 0) ORDER BY `m`.`position`,`m`.`ordering`208ms2.25KBParams/libraries/src/Cache/Controller/CallbackController.php:51Copy
  • SELECT `name`,`element` FROM `xcosi_extensions` WHERE `type` = 'plugin' AND `folder` = 'finder' AND `enabled` = 11.51ms992B/administrator/components/com_finder/src/Helper/LanguageHelper.php:135Copy
  • SELECT `title` FROM `xcosi_finder_taxonomy` WHERE `parent_id` = 1 AND `state` = 1 AND `access` IN (1)1.42ms968B/administrator/components/com_finder/src/Indexer/Taxonomy.php:325Copy
  • SELECT * FROM `xcosi_schemaorg` WHERE `itemId` = :itemId AND `context` = :context1.94ms1.86KBParams/plugins/system/schemaorg/src/Extension/Schemaorg.php:403Copy
  • SELECT `a`.`id`,`a`.`asset_id`,`a`.`title`,`a`.`alias`,`a`.`introtext`,`a`.`fulltext`,`a`.`state`,`a`.`catid`,`a`.`created`,`a`.`created_by`,`a`.`created_by_alias`,`a`.`modified`,`a`.`modified_by`,`a`.`checked_out`,`a`.`checked_out_time`,`a`.`publish_up`,`a`.`publish_down`,`a`.`images`,`a`.`urls`,`a`.`attribs`,`a`.`version`,`a`.`ordering`,`a`.`metakey`,`a`.`metadesc`,`a`.`access`,`a`.`hits`,`a`.`metadata`,`a`.`featured`,`a`.`language`,`fp`.`featured_up`,`fp`.`featured_down`,`c`.`title` AS `category_title`,`c`.`alias` AS `category_alias`,`c`.`access` AS `category_access`,`c`.`language` AS `category_language`,`fp`.`ordering`,`u`.`name` AS `author`,`parent`.`title` AS `parent_title`,`parent`.`id` AS `parent_id`,`parent`.`path` AS `parent_route`,`parent`.`alias` AS `parent_alias`,`parent`.`language` AS `parent_language`,ROUND(`v`.`rating_sum` / `v`.`rating_count`, 1) AS `rating`,`v`.`rating_count` AS `rating_count` FROM `xcosi_content` AS `a` INNER JOIN `xcosi_categories` AS `c` ON `c`.`id` = `a`.`catid` LEFT JOIN `xcosi_content_frontpage` AS `fp` ON `fp`.`content_id` = `a`.`id` LEFT JOIN `xcosi_users` AS `u` ON `u`.`id` = `a`.`created_by` LEFT JOIN `xcosi_categories` AS `parent` ON `parent`.`id` = `c`.`parent_id` LEFT JOIN `xcosi_content_rating` AS `v` ON `a`.`id` = `v`.`content_id` WHERE ( (`a`.`id` = :pk AND `c`.`published` > 0) AND (`a`.`publish_up` IS NULL OR `a`.`publish_up` <= :publishUp)) AND (`a`.`publish_down` IS NULL OR `a`.`publish_down` >= :publishDown) AND `a`.`state` IN (:preparedArray1,:preparedArray2)4.07ms48.67KBParams/components/com_content/src/Model/ArticleModel.php:215Copy
  • SELECT `a`.`id`,`a`.`asset_id`,`a`.`title`,`a`.`alias`,`a`.`introtext`,`a`.`fulltext`,`a`.`state`,`a`.`catid`,`a`.`created`,`a`.`created_by`,`a`.`created_by_alias`,`a`.`modified`,`a`.`modified_by`,`a`.`checked_out`,`a`.`checked_out_time`,`a`.`publish_up`,`a`.`publish_down`,`a`.`images`,`a`.`urls`,`a`.`attribs`,`a`.`version`,`a`.`ordering`,`a`.`metakey`,`a`.`metadesc`,`a`.`access`,`a`.`hits`,`a`.`metadata`,`a`.`featured`,`a`.`language`,`fp`.`featured_up`,`fp`.`featured_down`,`c`.`title` AS `category_title`,`c`.`alias` AS `category_alias`,`c`.`access` AS `category_access`,`c`.`language` AS `category_language`,`fp`.`ordering`,`u`.`name` AS `author`,`parent`.`title` AS `parent_title`,`parent`.`id` AS `parent_id`,`parent`.`path` AS `parent_route`,`parent`.`alias` AS `parent_alias`,`parent`.`language` AS `parent_language`,ROUND(`v`.`rating_sum` / `v`.`rating_count`, 1) AS `rating`,`v`.`rating_count` AS `rating_count` FROM `xcosi_content` AS `a` INNER JOIN `xcosi_categories` AS `c` ON `c`.`id` = `a`.`catid` LEFT JOIN `xcosi_content_frontpage` AS `fp` ON `fp`.`content_id` = `a`.`id` LEFT JOIN `xcosi_users` AS `u` ON `u`.`id` = `a`.`created_by` LEFT JOIN `xcosi_categories` AS `parent` ON `parent`.`id` = `c`.`parent_id` LEFT JOIN `xcosi_content_rating` AS `v` ON `a`.`id` = `v`.`content_id` WHERE ( (`a`.`id` = :pk AND `c`.`published` > 0) AND (`a`.`publish_up` IS NULL OR `a`.`publish_up` <= :publishUp)) AND (`a`.`publish_down` IS NULL OR `a`.`publish_down` >= :publishDown) AND `a`.`state` IN (:preparedArray1,:preparedArray2)4.93ms48.67KBParams/components/com_content/src/Model/ArticleModel.php:215Copy
  • SELECT SUM(CASE WHEN `a`.`next_execution` <= :now THEN 1 ELSE 0 END) AS due_count,SUM(CASE WHEN `a`.`locked` IS NULL THEN 0 ELSE 1 END) AS locked_count FROM `xcosi_scheduler_tasks` AS `a` WHERE `a`.`state` = 11.68ms1.68KBParams/administrator/components/com_scheduler/src/Model/TasksModel.php:517Copy
  • SELECT `session_id` FROM `xcosi_session` WHERE `session_id` = ?554μs1.63KBParams/libraries/vendor/joomla/session/src/Handler/DatabaseHandler.php:277Copy
  • UPDATE `xcosi_session` SET `data` = ? , `time` = ? WHERE `session_id` = ?3.18ms912BParams/libraries/vendor/joomla/session/src/Handler/DatabaseHandler.php:301Copy